ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS!
COMO FICOU COMBINADO, ESTOU POSTANDO O QUESTIONÁRIO COM RESPOSTAS.


ESTUDO DIRIGIDO SOBRE SISTEMA CARDIOVASCULAR - O SANGUE

1º. Como pode ser chamado o sangue e qual a sua importância?

R. Funcionalmente ele um meio de transporte do corpo, veículo de elementos importantes e que uma falha sua pode causar a morte de quem espera suas mercadorias, as células.

Biologicamente é um tecido(conjuntivo) líquido composto por elementos figurados (células brancas, células vermelhas e plaquetas) e parte líquida (plasma ou soro).

2º. Defina sangue e diga qual a média do volume encontrado em uma pessoa adulta?

R. O sangue é uma massa líquida contida no aparelho circulatório e mantida em movimento regular e unidirecional devido as contrações rítmicas do coração. O volume médio no adulto é de 5,5 litros.

3º. Quais as funções do sangue?

R. Suprir as necessidades alimentares dos tecidos, transporte detritos das células para serem eliminados e conduzir substâncias e gases de uma parte a outra do corpo, possibilitando as células executar suas funções, o sangue necessita de elementos especiais em sua composição.

4º. O que é plasma e elementos figurados do sangue?

R. O plasma é a parte líquida do sangue e representa 56% do volume sanguíneo, essa parte líquida é constituído por 90% de água e diversas substâncias. Elemento figurados (44%) são representados por uma parte sólida composta por células e fragmentos de células.

5º. Fale sobre a composição do plasma.

R. O plasma se constitui de 90% de água e de diversas substâncias (sais minerais, proteínas, aminoácidos, vitaminas, hormônios, lipoproteínas, glicose e gases (oxigênio, gás carbônico e nitrogênio) diluídos em seu meio.

6º. O que é pressão osmótica?

R. É a força que pressiona a passagem de água através de uma membrana celular de um local menos concentrado para o outro mais concentrado.

7º. Quais as principais proteínas do plasma e dê suas funções.

R. Albumina tem a função de transportar medicamentos, bilirrubinas e ácido biliar. Além de manter a pressão osmótica uniforme no plasma propiciando a troca de água entre o sangue e os tecidos.

Globulinas tem a função de transportar ferro e outros metais, hormônios, vitaminas, lipídeos e gamaglobulinas (anticorpos) que protegem o nosso organismo por isso são chamados de imunoglobulinas.

Fibrinogênio é necessário para a formação de fibrina, que entra na etapa final da coagulação sanguínea.

 

8º. Caracterize os glóbulos vermelhos do sangue.

R. Também chamados de hemácias ou eritrócitos são os que existem em maior quantidade no sangue. São células anucleadas (sem núcleo) e apresentam no seu interior um pigmento rico em ferro denominado de hemoglobina que torna o sangue de cor vermelha e tem a função de transportar os gases da respiração.

9º. Onde se formam os glóbulos vermelhos e qual o seu tempo de duração?

R. Se formam na medula vermelha dos ossos longos e vivem cerca de 120 dias.

10º. O que é anemia?

R. É uma deficiência de hemácias e pode ser causada por perda muita rápida ou produção demasiada lenta.

11º. O que é aglutinógeno e para que servem?

R. São substâncias proteicas que se encontra no interior da célula (hemácia) e que definem o tipo de sangue das pessoas. São geneticamente determinado e convencionalmente chamado de A e B e sua ausência definem o tipo “O”.

12º. Quais os tipos de sangue encontrados nas pessoas e o que determina esses tipos sanguíneos e o Rh?

R. Tipos de sangue são: Tipo A, B, AB, e O, e o que determina os tipos sanguíneos são os aglutinógenos que estão dentro das hemácias. O Rh pode ser (+) Positivo ou Negativo (-), e o que determina é a presença ou ausência do fator Rh.

13º. O que são glóbulos brancos ou leucócitos e quais os tipos?

R. São células que existem no sangue em menor quantidade que as hemácias. Responsáveis pela defesa do organismo são capazes de destruir os invasores, além de produzir histamina (substância manifesta nas reações alérgicas) e heparina (anticoagulante). Quando suspensos no sangue os leucócitos são esféricos e classificam-se em granulócitos - ou poliformonucleares - e agranulócitos – ou mononucleares segundo características celulares - e se diferenciam em outras células durante a fase de maturação.

 

14º. Qual a função dos leucócitos?

R. São células responsáveis pela defesa do organismo que são capazes de destruir os invasores, além de produzir histamina (relacionada a alergia) e heparina (relacionada a anticoagulação). A defesa pode ser humoral (através dos anticorpos) e celular (através da fagocitose).

15º. O que são plaquetas e qual a sua função?

R. São fragmentos de células especiais da medula óssea chamadas de megacariócitos. Sua função é participar na coagulação sanguinea.

16º. O que é hemostasia, como ela ocorre e qual a sua importância?

R. Processo fisiológico que visa bloquear e impedir a perda de sangue, em que participam desse processo as plaquetas e as proteínas de coagulação, trombina, protrombina, fibrinas etc. Ocorre quando um vaso sanguíneo sofre lesões em sua parede e há a contração desse vaso, as plaquetas circulantes agregam-se no local formando um tampão plaquetário.

17º. O que é função vasoconstritora e função vasodilatadora?

R. Função vasoconstritora é a diminuição do calibre dos vasos. Função vasodilatadora é o aumento do calibre dos vasos.

 

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE SISTEMA CIRCULATÓRO - ESRUTURA E FISOLOGIA

1º. Qual a função do sistema circulatório?

R. É responsável pelo transporte e fornecimento de oxigênio e substancias nutritiva e hormônios aos tecidos. Além disso, também exercem a função de transportar os produtos finais do metabolismo (excretas, CO2 e ureia) até o órgão responsável pela sua eliminação.

2º. Quais os componentes do sistema circulatório?

R. Composto por uma rede de vasos (veias e artérias) e o coração.

3º. Diferencie quanto a função as ARTÉRIAS, VEIAS E CAPILARES.

R. As artérias são responsáveis pelo transporte do sangue rico em Oxigênio e levam sangue do coração a todo o corpo. As veias transportam sangue rico em Gás carbônico e levam sangue do corpo para o coração. Os capilares tem a função de transportar os metabólitos (nutrientes, gases) até as células.

4º. O que é o coração?

R. É um órgão muscular oco que se localiza no meio do peito, sob o osso externo ligeiramente deslocado para a esquerda em uma pessoa adulta.

5º. Descreva as partes do coração.

R. O coração é formado por 4 cavidades: os átrios esquerdo e direito e os ventrículos direito e esquerdo.

6º. Descreva o trajeto do sangue no coração.

R. O lado direito do coração bombeia o sangue carente de oxigênio, procedente dos tecidos, para os pulmões onde este é oxigenado. O lado esquerdo do coração recebe o sangue oxigenado dos pulmões impulsionando-os, através das artérias para todos os tecidos do organismo.

7º. Descreva a circulação pulmonar.

R. Circulação Pulmonar ou Pequena circulação é a designação dada à parte da circulação sanguínea na qual o sangue é bombeado para os pulmões e retorna rico em oxigênio de volta ao coração. Em síntese, é uma circulação coração-pulmão-coração.
Inicia-se no ventrículo direito e termina no átrio esquerdo do coração.
O sangue, pobre em oxigênio, entra no
ventrículo direito e é bombeado para as artérias pulmonares dirigindo-se para os pulmões. Nestes, percorre as arteríolas pulmonares e capilares pulmonares, onde ocorre o processo de trocas gasosas que eliminam o gás carbônico do sangue e o tornam rico em oxigênio.
O sangue, rico em
oxigênio, passa pelas vênulas pulmonares, para as veias pulmonares e retorna para o coração entrando no átrio esquerdo.



8º. Qual a função dos vasos capilares?

R.Os capilares sanguíneos, ou vasos capilares, são vasos sanguíneos do sistema circulatório com forma de tubos de pequeníssimo calibre. Constituem a rede de distribuição e recolhimento do sangue nas células. Tem a função de transportar os metabólitos até as células e trazer os detritos celulares para serem eliminados.

9º. O que é circulação PORTAL?

R. um sistema venoso portal ocorre quando um leito capilar drena em outro leito capilar através de veias para ligação a um outro órgão que não seja o coração. Tanto os leitos capilares quanto os vasos sanguíneos que se conectam a eles são considerados parte do sistema venoso portal.

10º. Defina SÍSTOLE E DIÁSTOLE.

R. Diástole é o relaxamento do coração e a sístole é a contração do coração.
A sístole é o periodo de contracção dos compartimentos cardíacos, altura em que estes se contraem, de modo a "explusar" o sangue do coração para que ele faça o seu circuito atraves do corpo. Diástole é o momento em que os compartimentos relaxam e se voltam a encher de sangue. A pressão arterial, ou tensão arterial, ou pressão sanguínea é a força que o sangue exerce sobre as paredes das artérias ao percorre-las. A sístole corresponde ao momento em que a pressão arterial é máxima, e a diástole ao momento em que é minima.

11º Fale sobre o sistema linfático.

R. O sistema linfático é uma rede complexa de vasos e pequenas estruturas chamadas de nódulos linfáticos que transportam o fluido linfático (linfa) dos tecidos de volta para o sistema circulatório.1
O sistema linfático é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para proteção contra bactérias e vírus invasores.
O sistema linfático possui três funções interrelacionadas: (1) remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais, (2) absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório e, (3) produção de células imunes (como
linfócitos, monócitos e células produtoras de anticorpos conhecidas como plasmócitos).
Os vasos linfáticos têm a função de drenar o excesso de líquido que sai do sangue e banha as células. Esse excesso de líquido que circula nos vasos linfáticos e é devolvido ao sangue chama-se linfa